UM POUCO DE COMO SE CONSTRUIU ESSA CONQUISTA:

Desde os anos 2000, a Campo de Ação publica livros e pesquisa o assunto.

Já em 2001, na publicação do 2º Almanaque do Futebol Paulista, levantamos os dados das competições desde 1916 que estavam esquecidas.

Em 2015, resolvemos fazer um documento levantando todas as informações dos campeonatos que estavam no passado, e lançamos o livro “Os Esquecidos”, que continha os resultados e dados dessas competições e as provas de suas relevâncias.

Esse livro foi entregue à FPF que passou a estudar a possibilidade de utilizar esses documentos para o reconhecimento e homologação desses títulos.

Após 5 anos de pesquisa, debates com a imprensa, pesquisadores e historiadores variados e da busca de mais documentos que confirmaram a relação e os dados levantados, pudemos ratificar as competições e chegar a esse momento de colocar os clubes no lugar que merecem na história.

Neste processo de reconhecimento, o Juventus ganha um título na primeira divisão do campeonato mais antigo e tradicional do país, e utilizamos esse querido clube para lembrar de todos os demais que também entram para as galerias de conquistas do futebol paulista.

Que todos os clubes e envolvidos, estejam eles vivos ou não, possam se sentir lembrados e devidamente reconhecidos de tudo que fizeram pelo engrandecimento da hist´ória do nosso esporte.

E que nós aqui na Campo de Ação, possamos continuar a fazer projetos como este, mantendo viva a hist´ória do País do Futebol.

Rodolfo Kussarev