125 Anos de História: FPF e Campo de Ação lançam obra definitiva sobre o futebol paulista

A biblioteca do futebol nacional ganha uma obra definitiva, que abrange desde o nascimento do futebol em 1894, até as mais recentes decisões de Campeonato Paulista.

A Federação Paulista de Futebol, em parceria com a agência Campo de Ação, do historiador Rodolfo Kussarev, lança a obra “125 Anos de História – A Enciclopédia do Futebol Paulista”, fruto de cinco anos de pesquisas.

A obra, com cerca de 550 páginas, reproduz todos os campeonatos oficiais das mais diversas divisões da FPF e de suas antecessoras na organização do futebol desde 1902, ano de disputa do primeiro Campeonato Paulista.

“O resultado desse trabalho é um resumo detalhado não apenas dos campeonatos de Primeira Divisão, mas também os das Segunda, Terceira, Quarta, Municipal e do Interior que foram esquecidos pela história, mas que foram fundamentais para o desenvolvimento do nosso esporte”, diz Kussarev.

Além de Kussarev, os levantamentos mobilizaram também 20 pesquisadores e o Departamento de Comunicação da FPF. A obra ainda resgata e homologa competições que permaneceram “esquecidas” no passado, além de incluir dois novos campeões paulistas na galeria dos vencedores do maior Estadual do país e também homologar os títulos dos campeonatos das demais divisões de 1916 a 1946 e do Feminino, desde 1987.

A enciclopédia foi dividida em partes, como a relação cronológica dos campeonatos, ano a ano, e todos os detalhes de participantes, campanhas, fotos e curiosidades. Na Seção dos Clubes, estão listadas mais de 800 agremiações, do passado e do presente, de centenas de cidades paulistas.

“125 Anos de História – A Enciclopédia do Futebol Paulista” foi editado em parceria com a Kalunga, e os primeiros exemplares serão destinados exclusivamente aos clubes paulistas e veículos de imprensa.