Às vezes, quando estou dando aulas ou palestras, costumo dizer que o brasileiro não gosta de futebol, que brasileiro gosta é de torcer.

Mas este ano eu tive uma epifania. Não é verdade que brasileiro não gosta de futebol, brasileiro adora futebol, mas adora futebol bem jogado.

Nós fomos muito mal-acostumados durante décadas, vendo craques, times e histórias sensacionais desde os anos 20, 30, 40 e as primazias do futebol mais lindo que o mundo pode ver dos anos 50, 60, 70, 80…

O problema é que ao ponto que a qualidade caiu, ou que a prevalência de defender sobre atacar se fez regra, o amante se afastou e, restaram os fanáticos, estes sim, que gostam mais de torcer do que de futebol.

Mas os lampejos de genialidade deste ano fizeram nos lembrar que há futebol bonito por aqui e sim, podemos fazer bonito de novo. E sim, AMAMOS ISSO!

O clássico ontem foi apenas uma cereja nesse bolo, mas que possamos continuar a ver o futebol brasileiro buscando a suas origens de atacar sempre e de fazer gols que é o que queremos, é o que gostamos e é a razão da nossa paixão pelo esporte e do País do Futebol.